História

A bebida de aguardente de cana, ou cachaça, como é comumente conhecida, é uma tradição do período colonial brasileiro; uma receita escrita a muitas mãos que veio a definir o encontro das culturas africanas, portuguesa e nativa, assim como o cultivo da terra e tantas outras facetas do desenvolvimento econômico brasileiro desde o seu nascimento em meados do século 16.

A Cachaça Pindorama é feita em um alambique, através da combinação de dois processos: fermentação e destilação. Tudo 100% natural, sem qualquer aditivo ou acelerador. Nossa cana é orgânica, cortada diariamente, moída e transformada num caldo que é adicionado ao fermento feito exclusivamente de milho não-transgênico e orgânico. Durante o processo de fermentação, todo o açucar é transformado em álcool, criando um vinho sem qualquer açucar que é então destilado ao longo do dia. As notas doces que são encontradas na Cachaça Pindorama são provenientes dos aromas e óleos essenciais da cana de açúcar, que perduram no processo.

Durante a fermentação, os mais de 100 hectares de mata atlântica que cercam o alambique dão a luz a um método único, onde o calor, a humidade e a pressão atmosférica criam as condições perfeitas para a criação desta bebida especial, pura, cheia de sabor, intensidade e história. O Alambique da Fazenda das Palmas existe a mais de 160 anos e carrega em si a rica e complexa trajetória de uma bebida internacionalmente conhecida como um dos maiores tesouros culturais brasileiros.

Para garantir a integridade de nosso produto, e a fidelidade a este processo centenário, a Cachaça Pindorama é submetida a análises constantes e durante seu processo de feitura são retirados os primeiro 20 litros iniciais (a cabeça da cachaça) assim como os seus últimos 10 litros (a cauda da cachaça), restando apenas o que há de mais puro e precioso do processo, o que chamamos de ‘o coração da cachaça’.

Nossa caldeira é movida exclusivamente usando o próprio bagaço da cana, firmando nosso comprometimento com o uso de energias sustentáveis.

Como sessenta por cento da bebida também é agua, usamos apenas a mais pura água de uma fonte natural e protegida na mesma propriedade; essa água que vem do fundo do lençol freático da floresta carrega o DNA de uma região abençoada com um dos melhores climas do planeta, num vale repleto de natureza e respeito pelo meio-ambiente.

A bebida é posteriormente armazenada em tonéis de aço INOX (Pindorama Prata) e em barris de Amburana (Pindorama Ouro) e outras madeiras brasileiras, onde se intensificam suas características especiais.

Cachaça Pindorama é a síntese de uma relação de harmonia com a nossa terra e um profundo respeito pela tradição brasileira, repleta de carinho por aquilo que se faz. Um brinde desde a floresta até o seu copo !